O que são os SuperApps e por que esse modelo vai pegar?

Solicitar um carro para fazer viagem, enviar uma encomenda e pedir comida, tudo no mesmo app? Esses são os SuperApps, e estão se tornando uma tendência.

São aplicativos que reúnem funcionalidades em uma única plataforma, facilitando assim
a vida do usuário que não precisa sair e entrar em diversas telas, otimizando seu tempo.
Soma-se a isso a vantagem de não precisar baixar diversos aplicativos, tendo assim mais memória em seu celular.

Esse tipo de aplicativo se tornou popular no continente asiático com o WeChat, um App mensageiro e começou a oferecer outros serviços a seus usuários como compras e pagamentos online.

SuperApps no Brasil

Mesmo com o sucesso e crescimento deste tipo de plataforma no mundo especialmente na China e em outros países da América do Sul, no Brasil os SuperApps ainda são pouco conhecidos. Segundo dados do Google, 81% dos brasileiros não sabem do que se trata os SuperApps, mas após o entendimento do que é o aplicativo a pesquisa aponta que 45,8% das pessoas se interessaram pela ideia e instalariam o App.

Dando exemplos de SuperApps que já funcionam por aqui, temos o Mercado Livre, que além de sua plataforma de compra e venda, possui seu sistema de pagamento próprio que é o Mercado Pago, além de logística para entregas, com o Mercado Envios. Também temos a Uber e a 99 pop com as logísticas de entregas, encomendas, viagens e delivery.

Por que esses aplicativos se tornaram uma febre?

Essas integrações em um único aplicativo agilizam ainda mais a realização de tarefas
e consomem menos tempo do usuário, para as empresas também trazem o benefício da otimização e maior inclinação do cliente ao completar a compra já que assim você reduz
o número de passos entre o encontro e compra dos produtos.

Com a oportunidade que esse nicho trouxe, as empresas de tecnologia estão mobilizando equipes para o desenvolvimento de plataformas unificadas.

Porém dar origem a um aplicativo tão abrangente é mais complicado que compilar uma variedade de serviços em uma única plataforma, fazer com que os usuários adotem de forma massiva cada ferramenta é o maior desafio. Vencendo esse obstáculo, os SuperApps serão sinônimo de ter um grande público com a tração necessária para oferecer cobertura dos serviços a seu público.


Deixe um comentário
Fale conosco pelo Whatsapp
1